A ERA DA COLABORAÇÃO

contributos para uma agenda transformadora

30 e 31 de janeiro de 2020
Fórum Lisboa

Pedro Cunha

Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento desde janeiro de 2020, iniciou a sua colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian em janeiro de 2018, como Diretor-Adjunto.  É Licenciado, Mestre e Doutorando em Psicologia, no ISPA.

Iniciou a sua carreira profissional em escolas, como psicólogo educacional, tendo posteriormente coordenado projetos municipais de prevenção das toxicodependências, de desenvolvimento comunitário e de luta contra a pobreza e exclusão social.

Foi Diretor do Programa K’CIDADE (2005-2008) e Coordenador da Área de Educação (2008-2010), na Fundação Aga Khan Portugal.

Foi docente na Escola Superior de Educação de Torres Novas (2008-10). Subdiretor-Geral da Educação (2010-2017), responsável pelas políticas de educação pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelos programas nacionais de inovação e promoção da inclusão e do sucesso escolar, educação e promoção da saúde, educação especial e apoios socioeducativos, enriquecimento curricular, psicologia e orientação escolar.

Integrou o Conselho de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e foi Comissário Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (2010-2017).

Em 2017 recebeu o Prémio “Excellens Mare” atribuído pela PricewaterhouseCoopers ao Programa do Desporto Escolar, que dirigiu.

Foi perito convidado na Comissão Europeia, ONU, UNICEF e OCDE; integra o Think Tank da Ordem dos Psicólogos Portugueses e o Observatório da Universidade do Minho.