A ERA DA COLABORAÇÃO

contributos para uma agenda transformadora

30 e 31 de janeiro de 2020
Fórum Lisboa

Viriato Soromenho-Marques

Viriato Soromenho-Marques nasceu em Setúbal, a 9 de Dezembro de 1957.

Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa em 1979 e obteve o grau de mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa em 1985.

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa em 1991.

É actualmente professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi regente das cadeiras de Filosofia da História e da Cultura e de Filosofia da Política e do Direito. Coordenou o mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente. Em 1995 introduziu na Universidade de Lisboa a linha de investigação e ensino pós-graduado no domínio da Filosofia da Natureza e do Ambiente. Em 2009 foi um dos promotores do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, congregando a UL, a UNL e a UTL. 

Nas últimas três décadas tem investigado os contributos do federalismo constitucional norte-americano e da construção europeia para os modelos de governação mundial na era da crise global do ambiente.

Desenvolve desde 1978 uma intensa actividade no movimento associativo ligado à defesa do ambiente, tendo sido — de 1992 a 1995 — presidente da associação ambientalista nacional, a QUERCUS– Associação Nacional de Conservação da Natureza. É membro do Conselho Científico da edição portuguesa da Revista National Geographic, da revistaPhilosophica, da Universidade de Lisboa, da revista O Mundo em Português, da revista Diacrítica, da Universidade do Minho e da revista Agora, da Universidade de Santiago de Compostela. É revisor de várias outras revistas académicas nacionais e estrangeiras.