Filipe Almeida nasceu em 1974, em Coimbra (Portugal), e é atualmente Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade que assegura a coordenação e a gestão da iniciativa pública Portugal Inovação Social criada com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal.
Trata-se de um programa pioneiro na Europa e no mundo que mobiliza, para o cumprimento da sua missão, cerca de 150 milhões de euros de fundos da União Europeia. É também docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) desde 1996 e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES/FEUC) e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC). Foi subdiretor da FEUC, coordenador de mestrado e de relações internacionais, e membro eleito do seu Conselho Científico.
Tem doutoramento em Administração pela EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil) e doutoramento em Gestão de Empresas pela FEUC. É também mestre em Ciências Empresariais pela FEUC, tendo frequentado o programa de MBA na Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA). É autor e co-autor de artigos e de livros nos campos da ética e do comportamento humano, entre os quais se destacam os livros “Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas” (Princípia, 2010), “A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal. Um estudo sobre a ética dos alunos portugueses” (IUC, 2015), “Organizações, Pessoas e Novas Tecnologias” (Quarteto Editora, 2002) e “Introdução à Gestão de Organizações” (Escolar Editora, 2016).